terça-feira, 3 de setembro de 2013

PROCON PE conclui que a Cidiz não é uma pirâmide financeira

Após realizar uma investigação sobre a empresa de moda Cidiz Comércio Ltda., o PROCON/PE decidiu que não há indícios da prática de pirâmide financeira no modelo de negócio adotado pela companhia. Após a análise, o órgão de proteção ao consumidor determinou o imediato arquivamento das investigações.
A Cidiz é uma empresa de moda que ganhou destaque dentre o público brasileiro, comercializando roupas, calçados e acessórios através do sistema de vendas diretas por modelo multinível, uma forma de distribuição legal e sustentável adotada por empresas internacionais como Herbalife, Tupperware, Mary Kay, Polishop dentre outras.
Para o representante da empresa Antônio Mario Abreu Pinto, o comércio de venda direta por modelo multinível é um mercado sólido e expressivo em países como os Estados Unidos, e representa cerca de 90% do mercado de vendas diretas, segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA). Já no Brasil, o mesmo marcador indica 8%, segundo a ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Tais dados demonstram o desconhecimento do mercado setorial nacional em relação a esse formato de comércio. 


Para o economista Luiz Carlos Belém Filho, o modelo de vendas diretas por multinível, adotado por empresas como a Cidiz, tem como sustentação a venda do seu produto - no caso, a moda. A comercialização deste produto mostra sua sustentabilidade econômica, por se tratar de um mercado em amplo crescimento e um produto de grande demanda. 
De acordo com a ABEVD, para ser legítima, a empresa que se propõe ao sistema de marketing de rede deve remunerar a venda direta e a geração dessa renda deve ser proporcional ao resultado do trabalho dos revendedores autônomos. Devem ainda gerar/recolher tributos, ter sua receita financeira refletida na venda de um produto ou serviço e não depender da entrada de novo distribuidores para se manter financeiramente saudáveis.

Um comentário:

  1. A cidiz é uma empresa séria, e como a herbalife não se trata de uma piramide, e sim de uma empresa que paga o valor correto da sua hora de trabalho!

    http://cidizcabo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir