quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Emater registra 443,3 mm de chuvas entre Abril a inicio de setembro em São José do campestre

Campestre registra 51 mm-Igreja Matriz de São José-Foto JK

As instabilidades com formação local sobre o Leste da região Nordeste causam chuvas de forte intensidade no litoral do Rio Grande do Norte nas últimas horas, segundo os registros dos pluviômetros da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

As águas mais quentes do que o normal no Oceano Atlântico próximo do litoral leste do Nordeste, associadas à presença de uma frente fria sobre o Sul do Estado da Bahia, e à presença do fenômeno La Niña (água mais fria do que o normal no oceano Pacífico), favoreceram a formação de chuvas de forte intensidade sobre a faixa litorânea leste do Nordeste.

As chuvas se concentraram durante a madrugada, com os maiores índices ocorrendo entre a 1h e 3h, com forte influência da brisa. O valor registrado na Estação Climatológica da UFRN foi de 125,6mm, maior valor já registrado em  todo o período de monitoramento em Natal, iniciado em 1910. Com relação à média mensal, que é de 54,7mm, setembro de 2013, em apenas quatro dias já acumulou o valor de 132,8mm.

No litoral Sul do Estado, no Município de Senador Georgino Avelino a chuva registrada nas últimas 24 horas foi da 216,6 mm, maior índice registrado pela EMPARN. Boas chuvas também foram registradas nas regiões do Agreste e Borborema Potiguar, influenciadas pelo  vento de sudeste. Com Informações da EMPARN

O Blog Paralelo teve acesso aos dados pluviométricos em São José do Campestre, segundo informações do técnico da EMATER daquele município, foram registrados 51 mm até a manhã dessa quarta 4, já o acumulado de abril até a data de hoje foi de 443,3 mm. Wellington disse que, apesar das irregularidades das chuvas, das previsões pessimistas, a perca do plantio por parte dos agricultores, a somatória das chuvas registradas foi mais do que o esperado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário