quinta-feira, 27 de junho de 2013

Qual a avenida mais larga do Brasil?

Segundo o Rank Brasil, a avenida mais larga do país é o Eixo Monumental, com doze pistas – seis em cada direção – e 250 metros de largura. 

Projetada pelo urbanista Lúcio Costa e aberta em 1960, em Brasília – DF, a via pública tem 2,4 mil metros de comprimento, estendendo-se desde a Praça Municipal à Praça dos Três Poderes. 

A via também é conhecida como ‘Eixão monumental’. Ao longo da avenida estão diversos monumentos, entre eles, a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Buriti (sede do governo local), o Memorial JK e a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. 

Em 1994, o Eixo Monumental foi reconhecido pelo Guinness World Records como a Avenida mais larga do mundo. Existe controvérsia sobre o título mundial, quando comparado com a avenida 9 de Julio, localizada na cidade de Buenos Aires. 

A via da Argentina possui 18 faixas de rolamento e em alguns pontos este número chega a 22. Embora a avenida tenha apenas 140 metros de largura, alguns críticos dizem que a largura recorde do Eixo Monumental se deve ao enorme canteiro ajardinado entre suas faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário