sábado, 15 de junho de 2013

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula que produz hormônios que são essenciais para o funcionamento do organismo em todas as etapas de nossas vidas. A tireoide pode ter dois tipos de disfunção: o hipotireoidismo, quando funciona menos do que o necessário; e o hipertireoidismo, quando a glândula funciona mais do que deveria. 

Tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo são doenças autoimune(Produção de anticorpos contra a propria tireoide) . O hipotireoidismo é a alteração mais frequente da tireoide. Sua prevalência em mulheres é em torno de 10% e aumenta na menopausa, ficando em torno de 12 a 15% nesta fase. Em homens é menos frequente e sua prevalência é em torno de 3%.


Não existe nenhuma dieta ou cuidado especial que possa impedir o aparecimento destas disfunções. São comuns sintomas como:
-Irritabilidade e ansiedade 
-Memória comprometida;
-Alteração do sono;
-Pele seca;
-Queda de cabelo;
-Intolerância ao frio (sente mais frio do que o normal);
-Edema (inchaço) de pálpebras principalmente, mas, também de pernas e mãos;
-Intestino preso 
-Alteração do ciclo menstrual 
-Redução da libido.
-Batimento cardíaco acelerado e mãos trêmulas,
-Aumento da transpiração
Fraqueza muscular e cansaço

O diagnóstico pode ser feito através do exame físico detalhado e exames de sangue para medir seus níveis hormonais. Você tem hipertireoidismo quando os níveis de T4 e T3 estão mais elevados que o normal e o nível de TSH está menor que a referência.

Os tratamentos disponíveis são uso de medicamentos por via oral,iodo radioativo,cirurgia.

Muitos dos sinais e sintomas dos problemas da tireoide podem acontecer em outras condições. O seu médico pode ajudar a diagnosticar e tratar esta doença.

Algumas pessoas famosas com hipotireoidismo : Deborah Secco. Íris Stefanelli,Cláudia Raia, Oprah Winfrey, Kelly Osbourne, Fernanda Souza,Mayra Cardi (EX- BBB)

Fontes:
American Thyroid Association
National Endocrine and Metabolic Diseases Information Service
National Institutes of Health-NIH

Nenhum comentário:

Postar um comentário