quinta-feira, 27 de junho de 2013

Como são definidos os números e as letras da placa dos carros?

Esta variável depende do lugar em que o carro é emplacado. Cada estado tem direito a algumas combinações de letras e números, e, dentro de cada estado, cada cidade tem  uma quantidade destinada também.

Essas regras foram definidas em 1990, quando todos os veículos do país mudaram de placa. Nesta época saíram de cena as placas amarelas, que tinham duas letras, e entraram as placas cinza, com três letras e quatro algarismos. 

Nessa mudança, o estado do Paraná saiu na frente e ganhou a primeira série, com as placas iniciadas em AAA. São Paulo veio em seguida e batizou a maioria dos carros de placas B, todas as que começam em C, D, E, F e G, além de uma parte das H - afinal, os paulistas são os donos da maior frota do país, com quase 15 milhões de veículos.

Além disso,ficou definido que as placas precisam ter 13 centímetros de altura por 40 de comprimento, ser feitas de ferro ou alumínio, ter um lacre de polietileno ou chumbo e ser presas ao veículo por um arame galvanizado e trançado. As letras do alfabeto que ainda não são usadas estão à espera dos carros que ainda vão ser fabricadas. Informações da Revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário