terça-feira, 25 de junho de 2013

Como surgiu o Tablet?

Esse artigo é um oferecimento da equipe do Magazine Luiza para o Grandes Curiosidades.

Os celulares, inegavelmente,fazem parte do no nosso dia a dia, e outro portátil que está assumindo esta mesma importância, é o tablet. No Brasil, são vendidos 1tablet para cada 5 computadores, além disso,o tráfego detablets já passou o de smartphones!
Mas você sabe como tudo isso começou?

O Começo
Quando os computadores começaram a ir para as ruas, em 1980, muitos reclamavam da usabilidade do teclado, já que o mouse não era um item padrão.
Em 1989, foi lançado o GRiDPad, onde o teclado foi trocado por uma caneta, chamada Stylus. Através da tela sensível o aparelho reconhecia a escrita do usuário e isso ajudava as pessoas a aprenderem a usar o computador mais facilmente. Muitos acreditam que a revolução começou neste ponto. Como todo aparelho, seu lançamento aconteceu junto com muitos aparelhos semelhantes, que na época eram chamados de Slate Computers.
Em 1992 aMicrosoft lançou o Microsoft Windows for Pen Computing, permitindo que fossem feitos aplicativos que ajudavam a usar a máquina. Até 1995 eles foram uma saída viável, mas sem atingir o sucesso comercial devido a motivos como: limitações de processamento, o diferente reconhecimento de escrita não era eficiente e demais “defeitos” faziam do pequeno computador uma simples agenda eletrônica touchscreen.

Em 1996, o PalmPilot foi o primeiro sucesso de vendas, e com isso mudou o cenário do mercado. Seu hardware, o sistema Graffitti, que ajudava o reconhecimento dos caracteres, o mini computador deixou de ser apenas uma simples agenda e teve mais utilizações.

Os PalmPilots tinham bastante popularidade até o surgimento dos smartphones. As funcionalidades não eram parecidas, mas o fato de unir a telefonia com a tecnologia chamou mais a atenção dos consumidores, ainda mais com a possibilidade da conexão a internet pelo aparelho.

Microsoft

Mesmo os PalmPilots não tendo mais o mesmo sucesso, Bill Gates não desistiu e continuou investindo nos sistemas para os tablets.O Windows Tablet PC, foi uma de suas criações, que consistia em um certificado dado aos equipamentos que possuíam a capacidade de funcionar como um computador normal, mas sem precisar fazer uso do teclado.

Tablets

Depois de tanto pensar e desenvolver programas novos, o iPad é lançado dia 27 de janeiro de 2010, com isso temos em nossas mãos um dispositivo que pode nos levar para o outro lado do mundo em segundos.
Além de poder acessar seus documentos em qualquer lugar, agora temos acesso à rede 3G e wi-fi, jogos, aplicativos para solucionar qualquer problema e muito mais.
        
Hoje temos vários tipos de tablets no mercado e novos modelos estão por vir, mas o que não podemos negar é que ter um tablet em mãos ajuda muito nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário