sábado, 19 de janeiro de 2013

Qual o maior doador de sangue do Brasil?


É o catarinense Orestes Golanovski, 72 anos, que detém o recorde desde 2011. Ele foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Maior doador de sangue do Brasil.

Até junho de 2006 o recordista já havia feito 187 doações. Ao completar 65 anos não pôde mais realizar este ato de solidariedade, devido à lei que não permite doadores acima dessa idade.

Portador do tipo de sangue O+, em 1991, o recordista criou a Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas, que atualmente conta com 4.080 doadores cadastrados.

O bonito trabalho desenvolvido por Golanovski, não apenas na doação de sangue, mas na busca por doadores, contribuiu para Canoinhas ser considerada a Capital Catarinense dos Doadores Voluntários de Sangue.


Orestes Golanovski morreu aos 73 anos, em 14 de dezembro de 2012. Ele estava internado no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba – PR, por causa de um câncer nos pulmões. Ele se foi mas que fique o seu exemplo que é tão bonito. As informações são do site Rank Brasil, portal de recordes brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário