terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Novo Citroen DS5 2013, fotos, lançamento

Crossover? SUV? Perua? O mais novo lançamento da Citroen consegue ser "tudo em um só carro". Para quem está cansado do visual tradicional dos Suv's, e claro, tem um boa conta bancária, este carro é seu número!
Equipamentos de sobra e acabamento impecável é o maior destaque, características sempre presentes na marca francesa.
O motor não se mostra muito eficiente, ao acelerar, o 1.6 THP (turbo) de 165 cavalos de potência máxima é apagado pela robustez do crossover de peso bruto total de 1.998 kg - algo que não se observa no mais leve DS3. O propulsor parece não ter tanto ânimo assim para aguentar os comandos do pedal do acelerador. Por outro lado, o torque máximo é de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, o que garante boas saídas e retomadas. As frenagens são precisas, mas, na estrada, percebe-se que, como em um SUV, as proporções do modelo e seu centro de gravidade não colaboram com a estabilidade do carro. É pouco, mas a traseira puxa.
A suspensão é mais dura, então, na cidade, é notado um tom “seco” nas valetas, por exemplo. Mas não deixa o carro desconfortável para quem está na frente. Já na parte de trás, as trepidações são sentidas com mais intensidade. Quem tem o estilo de dirigir mais agressivo não vai gostar tanto da pegada do DS5, mas quem opta pelo passeio em velocidade de cruzeiro, terá no crossover da Citroën o carro ideal, especialmente quem não gosta do jeito abrutalhado dos SUVs.
O DS5 vem com controle de tração inteligente, acoplado ao ESP e ao ABS + REF + AFU, que são siglas para sistemas de estabilidade. O modelo, que recebeu nota máxima no EuroNcap, com 5 estrelas, também conta com 6 air bags de série (frontal, lateral e cortina).
O que o modelo da Citroën supera qualquer concorrente dentro deste perfil que vai de peruas a utilitários esportivos nessa faixa de preço, dos R$ 130 mil é o requinte. E é esse o ponto de conquista perante BMW X1 e Volvo V60, por exemplo. Simplesmente, o acabamento interno do DS5 é impecável para a categoria.
O couro utilizado é natural, por exemplo, e fornecido pela mesma empresa que atende a inglesa Aston Martin. Sem remendos, os encostos e assentos dos bancos imitam a pulseira dos relógios. O metalassê é feito artesanalmente, com uma costura especial. Já o painel é todo em material macio ao toque e os detalhes são de alumínio e cromados “de verdade”, como definiu o responsável de estilo do DS5, Fabien Farche. O banco do motorista conta ainda com massagem na região lombar - basta acionar o botão que fica na lateral do assento.
Voltando aos vidros, lúdico e bem divertido é o sistema inventado para abrir as 3 cortinas individuais do teto panorâmico tipo cockpit, todas elétricas. O comando fica em um console no teto, como em aviões. Ele consegue ser mais diferente do que a “bolha” do novo C3, mas ao invés de ampliar, torna o ambiente interno
O DS5 merece destaque neste segmento, aliás, muito próprio, uma verdadeira mistura entre SUV e utilitário, é um exemplo singular da marca francesa. Dê sua opinião!









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