sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Existe país sem florestas?

Sim. Segundo a ONU, três países não possuem sequer um pedacinho de floresta: Malta, Ilhas Marshall e Nauru, a menor república independente do mundo (a ONU não reconhece o Vaticano como país).

Mas há uma explicação para isto. Por estes territórios serem muito pequenos a cobertura vegetal não chega a se caracterizar como floresta.

Segundo a ONU, para uma área verde ser considerada floresta deve ter no mínimo 5 mil m2  e 20 metros de largura dominados por árvores de, no mínimo, 5 metros de altura, cujas copas sejam capazes de sombrear pelo menos 10% do solo. Conta complicada né? 

Mas apesar de não ter floresta hoje, esses países não estão destinados a serem assim para sempre. Caso queiram a tecnologia hoje pode ajuda-los a desenvolver uma floresta. Um exemplo disso é o Catar, que tinha 0 km2 de florestas em função do clima desértico, promoveu um florestamento nas suas áreas mais férteis durante a década de 1990 e hoje tem 0,1 % de seu território florestado. As informações são da Revista Mundo Estranho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário