terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Conheça o primeiro presídio privado do Brasil

O primeiro complexo prisional do país construído e administrado pela iniciativa privada fica em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Foram três meses elaborando o projeto. Apenas um pavilhão do Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) ficou pronto e outros quatro serão construídos ainda este ano. 

O prédio tem duas portarias de acesso: uma de identificação e outra para revista, com pórtico com detector de metais. As áreas de serviço e administração são separadas das galerias e tudo que entrar e sair do presídio passará por raio X. 

Há banheiros para pessoas com necessidades especiais e oito salas de aula. As portas serão abertas e fechadas a distancia, a partir da sala de monitoramento.

A ideia é que até o fim do projeto, sejam criadas 3.040 vagas. Há metas para impedir fugas e rebeliões de presos, sob pena de haver descontos nos repasses feitos pelo estado.  

O gestor privado fica responsável ainda pela assistência médica e odontológica para cada preso, assistência social e jurídica a cada dois meses. As consultas psiquiátricas serão constantes e não serão apenas para quem apresentar algum tipo de distúrbio comprovado.

Os investimentos privados na infraestrutura da unidade serão de R$ 280 milhões. As despesas para o estado só começarão quando os presos já estiverem ocupando o espaço.
Das 3.040 vagas, 608 serão ocupadas ainda em janeiro de 2013.

Fonte: Em.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário