segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quantas línguas são faladas no Brasil?

Ao ver essa pergunta uma resposta praticamente pronta vem em nossa mente: apenas o português. Porém é aqui que todos nós nos enganamos. Além do português que é de fato nossa língua oficial, há cerca de 150 outras línguas no Brasil. Vale lembrar que as comunidades estrangeiras e as pessoas que aprendem um novo idioma não entram nessa contagem. Essas 150 línguas são idiomas indígenas e são falados por cerca de 160 mil pessoas.

Um estudo porém chama a atenção em relação a esses idiomas. Cerca de 87% das línguas indígenas estão ameaçadas de morte por terem menos e 10 mil falantes. Além disso, vários desses dialetos já foram considerados extintos por contar com apenas uma pessoa falando aquela língua como por exemplo as línguas Xipaia, Macu e Xetá.

O interessante é que os idiomas tem o poder de ressuscitar. Mesmo que ninguém fale uma língua, desde que ela seja escrita e guardada em algum lugar,e possível que outros povos venham a aprende-la futuramente. Um exemplo disso e a língua hebraica que sumiu na idade média e renasceu como o idioma oficial de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário