terça-feira, 14 de agosto de 2012

O que é feito com as baterias usadas de celular?


Em média 200 milhões de baterias de celular são usadas descartadas todo ano no Brasil. Cerca de apenas 1% de todo este material vai para a reciclagem, isto mesmo, quase nada se recicla. Esta porcentagem ainda é possível graças aos poucos consumidores conscientes que depositam suas baterias nos pontos de coleta.

Existem grandes problemas com relação a estes materiais irem parar no lixo comum e o principal deles é a contaminação por metais pesados. As baterias mudam muito em sua composição mas as mais perigosas são as feitas de cádmio e níquel. Estes produtos são metais tóxicos que têm efeito cumulativo e podem causar câncer.

Uma vez que estas baterias são lançadas ao solo poluem os lençóis freáticos contaminando então a água que muitas vezes é usada na irrigação de lavouras. Sendo assim acaba contaminando por tabela os consumidores que venham a consumir produtos daquela lavoura que foi irrigada por esta água.

Uma vez na reciclagem , as baterias que contêm Ni-Cd são trituradas e aquecidas a 900°C. O cádmio é recuperado em forma de vapor e aproveitado na confecção de novas baterias. Já o Níquel é usado novamente na produção de aço inoxidável.

Por causa da grande contaminação, hoje a maioria das baterias dos celulares já são fabricadas com materiais não tóxicos como as feitas de íons e lítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário