segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como surgem as pintas na pele?

Uns tem muitas, outros tem poucas e existem até aqueles que nunca tiveram nenhuma. As pintas, muitas vezes consideradas como um charme especial de uma pessoa, aparecem quando são formados um amontoado de melanócitos sob a pele.

Os melanócitos são as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. Eles se encontram abaixo da superfície da pele e ás vezes, ainda não sabemos o porque, se juntam e formam pequenos aglomerados que ficam visíveis como uma manchinha mais escura, o que chamamos de pinta. O fato de cada pinta ser de uma cor e existirem as mais escuras e as mais claras é porque cada melanótico produz quantidades diferentes de melanina.

É comum também os melanócitos amadurecerem e ficarem salientes. Porém, se eles se multiplicarem fora de controle, podem virar um melanoma, ou seja, um câncer de pele.

Embora não se saiba por que elas surgem, os médicos já verificaram fatores que influenciam o processo. Segundo eles,as pintas são mais comuns em pessoas de pele clara, e pode haver uma relação com a quantidade de exposição ao sol. Outro fato relevante é que as pintas costumam aparecer com maior frequência até os 30 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário