sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Por que ocorre o sangramento pelo nariz?

Cientificamente o nome dado para este fato é Epistaxe e acontece graças ao rompimento dos vasos sanguíneos que nutrem a cavidade nasal. Este rompimento pode acontecer por causa de vários fatores como infecções virais ou bacterianas, crises alérgicas, traumatismos com o dedo, umidade baixa, entre outros. Existe um exame para determinar a causa do sangramento e é chamado de otorrinolaringológico.

Para entendermos melhor como funciona, a porção mais anterior do septo nasal (parede que divide o nariz em duas narinas) apresenta vasos sangüíneos frágeis. A maioria dos sangramentos ocorre em crianças ou adultos jovens na porção anterior do septo, onde estes vasos sangüíneos sofrem algum tipo de lesão por qualquer dos fatores citados anteriormente.

Se você já viveu esta situação já se perguntou o que fazer, então aqui vai algumas dicas dos especialistas. Primeiro é importante lembrar que a maioria das epistaxes têm resolução espontânea em, aproximadamente, 10 minutos e não necessitam atendimento médico.

- Primeiro comprima a parte lateral do nariz contra o septo do lado afetado por alguns minutos.
- Caso não adiante coloque um algodão embebido em água oxigenada e aguarde.
- Sente ereto, não deite a cabeça para trás. Isto reduz a pressão sobre as veias do nariz e evita que o sangue seja deglutido.
- Após cessar o sangramento, não assoe o nariz nos próximos 7 dias, nem insira nada na narina.
- Use umidificadores para melhorar o ambiente seco, ou respire em cima de uma xícara com água quente (vapor).
- Caso o problema se prolongar ou retornar, procure um especialista para o tratamento adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário