quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como surgiu o canudinho?


Tudo começou quando Marvin Stone, dono de uma fábrica de piteiras de papel nos Estados Unidos, costumava descer o quarteirão para tomar seu drinque habitual depois do expediente.

Era uma bebida feita de uísque, açúcar e menta, chamada mint julep, que precisava estar sempre bem gelada.


Por isso, as pessoas costumavam bebê-la através de canudos naturais de capim para que suas mãos não tocassem o copo. 


Infelizmente, os canudos naturais estavam longe de ser uma solução satisfatória, uma vez que faziam o líquido ficar com gosto de grama. Stone notou a relação entre o processo de fabricação de suas piteiras e a possibilidade de fazer canudos artificiais de papel.


Feliz pela possibilidade de beber um mint julep ainda mais saboroso, ele tentou colocar sua idéia em prática, enrolando longas e finas faixas de papel ao redor de um lápis e prendendo as extremidades com uma pincelada de cola para evitar que o papel desenrolasse.

 Em 1888, Stone fez vários desses canudos e deixou-os com o barman da taverna para seu uso pessoal.


A limonada era outra bebida muito popular naquele tempo e Stone pensou que as pessoas também gostariam de bebê-la da mesma forma. Assim, ele projetou um canudo de papel de 20 centímetros, com um diâmetro suficiente para impedir que sementes de limão bloqueassem o tubo. 

Ele utilizou papel manilha recoberto com parafina para que o canudo não ficasse encharcado ao entrar em contato com o líquido. Reconhecendo o interesse de todos por sua invenção, Stone colocou a maior parte de seus empregados para enrolar canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário