Tudo acontece porque na parte de trás do abdome da aranha existem glândulas chamadas sericígenas, que secretam um tipo de proteína. Dentro desta glândula encontra-se a teia em forma líquida, porém, assim que entra em contato com o ar a mesma, torna-se um fino fio de seda que dá origem a teia.
A estrutura e formato vai depender da finalidade. Existem quatro tipos principais. As teias de captura são as que vemos com mais facilidade porque a aranha a tece em locais abertos, onde os insetos passam. Ela lança um fio principal e, a partir dele, organiza uma espécie de rede. Parte dela é coberta com uma substância viscosa na qual as vítimas ficam coladas.
As teias de refúgio são a casa das aranhas, formadas por um grande emaranhado de fios, muitas vezes parecendo tubos. Já as teias de cópula formam uma espécie de copinho nos quais o macho deposita o esperma para depois colocá-lo na fêmea. A
Para construir a teia, uma aranha leva entre 20 e 30 minutos. A durabilidade de cada uma varia de horas até mais de uma semana.
Revista SuperInteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário