quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quem é o dono do RG número 1?

O Primeiro RG do Brasil, também conhecido como cédula de identidade, foi de Edgard Costa, emitido no ano de 1907. Na época ele ocupava o cargo de presidente do Gabinete de Identificação e de Estatística da Polícia do Distrito Federal, nos tempos em que o Rio de Janeiro ainda era a capital do país.

O próprio Edgard Costa foi quem instituiu o método de identificação brasileira. Quando começou a ser emitido, o documento se chamava Registro Civil. Além de nome e filiação, trazia informações sobre endereço da pessoa e profissão, impressões digitais e detalhes físicos, como marcas particulares, cicatrizes e tatuagens. 


Com mais de um século de utilização, no Brasil, atualmente o RG é apenas uma das formas de identificação. Também é usado o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), além do passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (de motorista). 
O RG atual contém nome, data de nascimento e de emissão, filiação, foto, assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. A identidade brasileira tem validade em todo território nacional e substitui o passaporte em viagens para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário