quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cigarro causa mais de 10 mil mortes por dia

Nesta quinta-feira (29) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e parceiros vão promover ações de conscientização acerca dos perigos e danos que o tabaco provoca na saúde física e social do ser humano. As atividades marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que este ano tem como tema “Proibição de Publicidade, Promoção e Patrocínio do Tabaco”.
Desde 2011, existe uma Lei Federal 12.546 que proíbe a propaganda de cigarros em pontos de venda e também que as empresas produtoras de tabaco patrocinem eventos culturais e esportivos. A nova Lei proíbe ainda propagandas de cigarros nos veículos de comunicação, como jornais, televisão e rádio.
Segundo Lizabeth Guimarães, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, o Rio Grande do Norte tem investido em Unidades de Tratamento ao Fumante. Em Natal estão funcionando no Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital João Machado e Unidade Básica de Saúde de Mirassol, e nos municípios de Parnamirim, Mossoró, Pau dos Ferros e Rodolfo Fernandes.
Detalhe: O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Anualmente, 4,9 milhões de pessoas morrem devido ao uso do tabaco, o que significa mais de 10 mil mortes por dia.
Por heitorgregorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário