quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Qual o time de futebol mais antigo em atividade?

Time de futebol mais antigo em atividadeO Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande - RS, é o time de futebol mais antigo em atividade. Conhecido como 'Vovô', foi fundado em 19 de julho de 1900. 

A idéia do município ter um time foi de um jovem chamado Arthur Cecil Lawson, que retornou da Inglaterra após um período de estudos, com gosto pelo futebol e desejo de implantá-lo em sua terra. 

Mesmo contando com a ajuda do amigo de infância Herrique Buhie, Arthur percebeu que sem o apoio da colônia alemã fundadora da cidade, não conseguiria atingir seu objetivo. Desta forma, o alemão Johannes Chistian Moritz Minnemam, respeitável e influente membro da sociedade, decidiu lutar pela causa do jovem Arthur e conseguiu reunir alemães, portugueses, ingleses e brasileiros pela causa. 

Em 14 de julho de 1900 foi realizada a primeira reunião, mas neste dia algumas divergências não foram superadas e o projeto teve que esperar. No dia 17 de julho, um novo encontro foi marcado e outros impasses surgiram, precisando ser novamente remarcada. Finalmente, no dia 19 de julho, o Sport Clube Rio Grande foi fundado. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF para ser o 'Dia do Futebol'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário