segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O que é o super vulcão Yellowstone?

Yellowstone é um vulcão mas não é um vulcão qualquer. É um super vulcão. Segundo os geólogos  o vulcão é o que representa o maior perigo para a humanidade atualmente, em especial para a América do Norte.

O adormecido vulcão tem 3 grandes eventos eruptivos registrados nos últimos 2,2 milhões de anos. O último ocorreu a 640 000 anos atras e alterou completamente o clima da terra graças a enorme quantidade de gases lançadas no ar.

Os cientistas estudam cada dia mais o vulcão que tem uma caldeira de 60 quilômetros de diâmetro há vários anos. Graças a esses estudos já foi possível perceber que todos os anos o solo do parque nacional de Yellowstone, nos EUA, tem uma elevação de 5 a 7 centímetros.

De acordo com alguns estudos , se o vulcão entrar em erupção, esta duraria cerca de 5 dias e após 3 meses do evento seria possível ver uma nuvem de poeira vulcânica gigantesca que cobriria todo o hemisfério Norte do planeta fazendo com que as temperaturas se resfriassem.

Porém não estaríamos imunes a essa erupção. No Hemisfério Sul a temperatura aumentaria bastante matando muita coisa. A erupção também poderia provocar grandes terremotos e tsunamis em todo o mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário