sábado, 15 de dezembro de 2012

Por que a mistura de Coca Cola e Mentos provoca uma explosão?

O que acontece é o seguinte. As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refrigerante, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo. 

Vale lembrar que, como se trata de um fenômeno recente, as explicações científicas variam e não há consenso entre os estudiosos sobre as causas do jato. 

Para explicar a explosão, a Revista Mundo Estranho entrevistou um químico e um físico, que concordam em um ponto: o equilíbrio entre o gás e o líquido nos refrigerantes é facilmente quebrável. 

Segundo eles se pegarmos um pedaço de gelo e jogar na Coca, também vão se formar bolhas em torno dele. Isso que dizer que qualquer coisa que quebre a homogeneidade do sistema gás-líquido provoca uma saída de gás. 

Mas tem uma curiosidade, por que só com o Mentos a coisa funciona para valer? Acontece que como é mais densa que o refri, a bala vai direto para o fundo da garrafa quando jogada lá dentro. Além disso, o Mentos tem ácido cítrico que tende a aumentar a formação de gás carbônico. 

Outro fator é a superfície irregular da bala - vista pelo microscópio, ela apresenta buracos minúsculos. E, quanto mais irregular uma superfície, maior a tendência de provocar bolhas. As informações foram retiradas da Revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário