quinta-feira, 12 de julho de 2012

Qual a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis?

Quem nunca olhou um jabuti e confundiu com uma tartaruga ou um cágado? Você sabia que existem espécies diferentes desse animal tão interessante que carrega a sua própria casa nas costas?

São todos quelônios que surgiram no período Triássico, entre 230 a 190 milhões de anos atrás. E esses animais não sofrerem grandes alterações e continuam tendo o casco como a sua principal característica. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta e podem ser diferenciados da seguinte maneira:

As tartarugas podem ser tanto marinhas ou terrestres e tem   o casco mais alto do que os dos cágados. Quando se recolhem para o casco elas não dobram o pescoço para o lado como fazem os cágados.

Já os jabutis não se dão bem com a água de maneira alguma, e são os únicos dos quelônios que vivem exclusivamente na terra. Eles podem ser identificados pelo o casco mais alto e pelas patas traseiras em formatos cilíndricos como as de um elefante.

E por fim os cágados se diferenciam dos jabutis por serem quelônios de água doce e não terrestres. Já as diferenças entre as tartarugas são sutis pois os cascos são mais achatados e eles tem o pescoço mais longo.

Taynara Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário