quarta-feira, 11 de julho de 2012

Porque o sol e a lua parecem maiores no horizonte?

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRrpNEg0AlRnW3dSPyDbkzhmM_eFJaCxzecxxKnABhgQxCQr_F8iAQuem nunca viu a lua cheia tão linda e gigantesca e tentou tirar uma foto e quando foi olhar o resultado lá estava ela em miniatura?

A verdade é que isso é pura ilusão de ótica.  Quando observamos o sol ou a lua na linha do horizonte e possível comparar o tamanho deles com outros pontos de referências como, prédios, montanhas ou estradas. Por isso temos a impressão de que eles são maiores do quando estão no alto do céu, sobre nossas cabeças.

Essa ilusão e denominada Ponzo, que é quando nossa percepção muda conforme a referência. Portanto quando vemos a lua ou o sol no alto do céu, percebemos que eles são pequenininhos porque não tem com o que se comparar.  Pesquisadores observaram que mesmo os pilotos que observam a lua ou o sol do alto do céu, os veem maiores no horizonte.

Tudo que está longe parece menor aos nossos olhos, exatamente por isso que percebemos o sol e a lua maiores na linha do horizonte do que sobre as nossas cabeças. O próprio céu se fosse posto no horizonte nos pareceria menor. Tudo isto coisa de nossa pequena cabeça.

Taynara Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário