sexta-feira, 27 de julho de 2012

Esportes que já fizeram parte das olímpiadas

Por questões que muitas vezes não tem nada a ver com o esporte , muitos esportes estiveram presentes em apenas uma edição de Olimpíada. Com certeza esse ato visava favorecer determinados países especialista no esporte, onde a chance de ganhar uma medalha de ouro era uma possibilidade real. Aqui está uma lista com 10 desses esportes que já figuraram nos Jogos Olímpicos da era moderna, mas que não vingaram para estar em Londres 2012:

1. Arremesso de disco e dardo com as duas mãos: Em Estocolmo 1912, o arremesso de disco e de dardo eram disputados em duas versões diferentes, com uma ou duas mãos.A Primeira Guerra Mundial cancelou os jogos de 1916 e assim as modalidades só fizeram parte do programa olímpico em Estocolmo 1912.

2. Corrida de barcos: Quando foi decidido que Londres receberia a Olimpíada em 1908, o comitê organizador resolveu inovar e colocar no programa oficial a motonáutica. Foi a primeira e única vez que um esporte motorizado participou dos Jogos. Depois disso, o COI (Comitê Olímpico Internacional) vetou toda e qualquer prova a motor nas competições - proibição que vale até hoje.

3. Rúgbi: Tradicional em países anglo-saxões como Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, o rúgbi apareceu nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908, 1920 e 1924. Suas aparições irregulares não impediram o esporte de ser um dos mais populares dos jogos, fato que, paradoxalmente, o fez sair da Olimpíada até hoje: o sucesso trouxe a profissionalização da modalidade, o que era proibido pelo COI na época, que aceitava somente atletas amadores.

4. Críquete: Não vem da Grécia, mas da Inglaterra, e nunca foi das modalidades mais populares. Nem mesmo em 1900, quando o COI contrariou sua própria tática e colocou o esporte na programação de Paris. Tanto é que houve somente dois participantes: Grã-Bretanha e França, com vitória para o primeiro.

5. Cabo-de-guerra: De 1900 a 1920, essa brincadeira de criança valeu medalha de ouro, quando era considerada uma modalidade do atletismo. Destaque para Londres 1908, quando as polícias de Londres e Liverpool subiram no ponto mais alto do pódio.

6. Levantamento de peso com uma só mão: Se levantar peso com duas mãos já é uma tarefa bastante árdua, imagina com apenas uma. A prova foi disputada ainda em 1900 e 1904. Mas, depois dos Jogos Olímpicos de Londres, o COI optou por manter somente a categoria com duas mãos.

7. Doze Horas de Ciclismo: Essa maratona de ciclismo foi disputada uma única vez, em Atenas (1896). Apenas 7 atletas largaram e o pior, apenas 2 conseguiram finalizar a prova. O baixo rendimento levou o COI a excluir a prova de jogos futuros.

8. Pólo: Mais antigo esporte de hipismo, teve origem nas planícies da Ásia, na antiga Pérsia, na China e na Índia. A modalidade fez parte dos Jogos de 1900 (Paris), 1908 (Londres), 1920 (Antuérpia), 1924 (Paris) e 1936 (Berlim). Durante esse período, Grã-Bretanha e Argentina dividiram a hegemonia. O motivo para sua saída dos Jogos foi o alto custo de transporte e os cuidados necessários com os animais.

9. Golfe: Apareceu em somente duas edições dos jogos: Paris (1900) e Saint Louis (1904). O baixo apelo popular foi fundamental para sua passagem efêmera pelos Jogos Olímpicos, apesar de a federação mundial tentar trazê-lo de volta algumas vezes.

10. Arremesso de pedra de 6,4 quilos: Pode parecer estranho, mas o que hoje é vandalismo já foi esporte, com presença na Olimpíada de Saint Louis, em 1904. Não há registros de quantos competidores participaram, nem de quem foi o campeão. Sabe-se apenas que as pedras tinham de pesar exatos 6,4 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário