Com certeza o momento mais chato da televisão, sãos os intervalos de aproximadamente 5 minutos. Mas são desses minutos que as emissoras faturam milhões e milhões. Elas faturam de outras formas também, mas a maior renda vem dos intervalos.
A TV, apesar do grande crescimento da internet, ainda é o grande veiculo nacional, onde a maioria tem acesso, por isso, muitas empresas, para se manterem vivas na memória das pessoas (consumidores) investem valores altos em anúncios.
Para quem anuncia sua empresa/marca na TV tem como público-alvo cerca de 80 milhões de telespectadores, se optar pelas emissoras de televisão nacionais de maior audiência, como Globo, SBT, Record e Band. Primeiro o custo de anunciar um comercial de 30 segundos, vale para abrangência nacional, cerca de R$ 400, R$ 168 mil em São Paulo e nos demais Estados costuma ser bem menores do que este valor; e nível municipal, R$ 1.800. a R$ 6 mil.
Mas, um horário de bastante retorno para as empresas, são os anúncios no horário da novela das 8h da noite que, em nível nacional o custo de anuncio é de R$ 529 mil (atual novela global, Salve Jorge). Para a Globo, há ainda o anuncio mais caro da emissora que é chamado de Break Exclusivo, quando o comercial é veiculado logo no 1° bloco que antecede a novela das 9h e na sequência inicia a novela em questão.
Na Globo ainda há outras modalidades de anúncios bastante elevadas, como a do horário do Jornal Nacional, cerca de R$ 571, 500 (com duração de 30 segundos) e três inserções semanais; e no Fantástico, R$ 505, 850,00 (de 30 a 90 segundos). A boticário está desembolsando o valor de R$300 milhões anuais, para anunciar o fantástico, e ter uma propaganda veiculada no primeiro break do programa jornalístico.
No SBT, segunda emissora mais importante do país, os horários mais caros para anuncio no intervalo do filme, da sessão Oito e meia no Cinema, cujo anuncio e de R$ 163 mil; no intervalo de outras sessões de cinema: Cine Espetacular e Tele de Sucessos, por R$ 111.200,00; e no Domingo Legal, o valor é de R$ 125 mil.
Já na Record, os valores não ficam atrás das demais emissoras, tendo até valores até um pouco mais elevados. No domingo, no intervalo do Domingo Espetacular, o valor do anuncio é de R$ 222.500,00; já no intervalo das novelas da emissora, o anuncio fica entre, R$ 207 mil a R$ 249 mil. O anúncio do SBT mais acessível na programação durante a semana à tarde tem o valor de cerca de R$ 39 mil.
A Bandeirantes é a emissora que tem maior variedade de valores e um pouco menos elevados: os valores maiores são nos intervalos das programações de esporte, que custa cerca de R$ 101 mil; e no intervalo do Jornal da Band, cerca de R$ 118 mil. Mas, há horários com preços bem menores, como na programação da manhã, cerca de R$ 10 mil. Por isso, muito desses anúncios são acessíveis somente a grandes marcas.
Via Mundo das Dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário