Basicamente é por causa da grande quantidade de sal. O excesso de sal nas suas águas torna a vida praticamente impossível no lugar
O único ser vivo que sobrevive nas águas do lugar é a bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais. Tudo que chega ao mar Morto morrem rapidamente.
Outra característica curiosa é que ninguém consegue afundar nas suas águas, graças novamente à alta concentração salina, que o torna muito mais denso do que o corpo humano.
Para se entender a dimensão disto, basta comparar. Os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar Morto tem quase 300 gramas.
Você deve estar se perguntando porque isto acontece? Vamos lá. Isso se deve basicamente a sua localização. A região que ocupa é quente e seca, o que acelera a evaporação e impede a reposição da água pela chuva. Para se ter uma idéia em um ano chove tanto lá quanto um dia chuvoso em São Paulo.
Além disso, o mar Morto é o local mais baixo do planeta: alguns pontos ficam a mais de 400 metros abaixo do nível dos oceanos. Isso significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos a sua volta escoam em sua direção. As informações são da Revista Mundo Estranho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário