Peugeot lança no país seu sedã de luxo 508. E, sem muita surpresa, mais uma vez o maior destaque do carro é o motor 1.6 turbo igual ao do crossover 308.
O sedã chega por R$ 119.900, em uma aposta não muito arrojada da marca francesa. Por este preço, bate de frente com o renovado VW Passat 2.0 Turbo de R$ 122.450, tenta fazer frente ao alemão Mercedes C180 1.8 de R$ 134.900 e não parece ameaçar em nada o temido Hyundai Azera 3.3 de R$ 114.924. A aposta, segundo o presidente da marca no Brasil, Frederic Drouin, será no extenso pacote de equipamentos.
O 508 já vem com o head up display colorido, uma tela translúcida que exibe na altura do parabrisa as informações de velocidade e as indicações do GPS. Também acompanha o park-assist, que auxilia na hora de estacionar ao indicar se as vagas paralelas têm espaço suficiente para o carro. O sistema Open & Go oferece destravamento das portas e ignição sem precisar tirar a chave do bolso. Há ainda a central multimídia com navegador, ar-condicionado com climatização de quatro zonas, teto-solar, freio elétrico de estacionamento automático (que trava com o carro parado e destrava ao pressionar o acelerador), faróis de duplo xenôn adaptativos que acompanham o faixo nas curvas, regulagem elétrica nos bancos, entre outros.
O motor com bloco turbo tem comando variável e oferece 165 cv de potência a 6.000 rpm, uma beleza na estrada. Já os 24,5 kgfm de torque ficam disponíveis aos meros 1.400 rpm, o que torna a vida muito mais tranquila nos trajetos urbanos diários e facilita muito em ultrapassagens. Silencioso, o motor se torna a grande diversão do carro mesmo em regimes de baixa rotação. Mas é na estrada que é fácil perder a sensação de velocidade, mesmo enquanto o display indica 80, 100, 120 km/h... cuidado com o radar! O 508 nunca parece estar tão veloz quanto realmente está.
O câmbio automático de seis marchas é bom parceiro. As trocas podem ser feitas também pelas borboletas posicionadas atrás do volante, sem qualquer tipo de resistência do sistema para reduzir ou aumentar as velocidades. Mas o 508 não é um projeto que transpire esportividade, então o melhor a fazer é deixar que a caixa faça sua curva de velocidade à vontade, confortavelmente. Com suavidade, a direção levará para onde você quiser.
Um carrão para quem gosta de sedan grande de luxo. É a aposta da marca em um crescente mercado.
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