Primeiro vamos entender: O morcego é o único mamífero que tem a capacidade de voar. O animal possui hábitos noturnos; durante o dia, passa o tempo pendurado de cabeça para baixo em alguma caverna, ponte ou outro lugar escuro.
Segundo os biólogos, o principal motivo pelo qual os morcegos ficam nessa posição é que, assim, se encontram em uma posição ideal para alçar vôo. Ai entra um fato interessante, os morcegos não conseguem se lançar no ar como as aves; ele precisa se lançar de um lugar alto para poder voar.
Exatamente por isso, vemos que eles usam suas garras para subir nos tetos das cavernas, afinal caso necessite sair voando, ele já está na posição boa.
Outros fatores também podem ser considerados determinantes para que o mesmo fique de cabeça para baixo. Uma delas é que esta é uma ótima maneira de se esconder de pássaros predadores. A natureza é tão perfeita que esses animais possuem adaptações fisiológicas que os permitem ficar pendurados sem nenhum esforço e suas artérias e veias fazem com que o sangue circule para cima, mesmo quando estiverem de cabeça para baixo. Interessante né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário