terça-feira, 7 de maio de 2013

Qual a origem do brigadeiro?

Acredite se quiser, o brigadeiro surgiu aqui mesmo no Brasil. Em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o país se preparava para mais uma campanha eleitoral para escolher um novo presidente.

O então candidato Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, tinha enorme sucesso entre as mulheres e por isso as suas eleitoras mais devotas tiveram a ideia de tentar promover a sua campanha organizando festas para dar ainda mais visibilidade ao seu candidato. 

Durante as festas, as fãs decidiram elaborar um doce para ser vendido nesses encontros mas encontraram um grande problema pois o país vivia uma grande escassez de leite fresco e de açúcar, o que impossibilitava a tarefa de se fazer qualquer doce.

E foi do problema que surgiu a solução. Por conta da falta de leite elas decidiram recorrer ao leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate criando assim o doce que ficou conhecido como “o doce do brigadeiro” e logo se tornou um sucesso por onde chegava. 

Mesmo com todo o esforço, Eduardo Gomes acabou por não ser eleito mas garantiu o nascimento de um dos doces mais preferidos pelos brasileiros até o dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário