quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por que o limão queima a pele?

Quem nunca ouviu falar que após entrar em contato com o limão deve-se evitar o sol? Pois é, isto acontece porque o contato pode gerar manchas na pele que são causadas por uma manifestação alérgica denominada fitofotomelanose e ocorre principalmente nas mãos, braço e boca.

As manchas são provocadas por causa de um elemento chamado bergapteno, presente nas cascas, raízes e frutas verdes que é absorvido pela pele. Ao entrar no organismo, essa substância absorve grande quantidade de radiação solar que provoca inflamações na pele. 

As manchas podem ter tamanho e coloração variada de acordo com a quantidade do suco em contato com a pele. Normalmente, as manchas provocadas por exposição de sucos ácidos e plantas com posterior exposição ao sol tendem a desaparecer com o passar dos tempos.

Ao manusear frutas e sucos ácidos e ainda plantas, é imprescindível a lavagem das mãos e regiões próximas para evitar o aparecimento de tais manchas. A lavagem deve ser muito bem feita, pois se superficial ainda sim o suco consegue manchar a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário