O popular "Galo" é um tipo de hematoma formado sobre o osso do crânio. Ele surge porque quando tomamos uma pancada, os vasos sanguíneos que passam debaixo da pele se rompem e o sangue vaza.
O vazamento pode resultar em dois tipos de lesão: equimose (quando o sangue escorre entre os músculos e ossos) e hematoma (quando o sangue fica represado, como em uma bolsa).
Nas partes do corpo onde a pele fica muito próxima do osso a bolsinha de sangue faz a pele subir, formando então este caroço. Na maioria dos casos o sangue é reabsorvido pelos vasos sanguíneos e o hematoma desaparece depois de alguns dias.
Em casos raros, quando o sangue não é absorvido naturalmente, o coágulo de sangue precisa ser extraído na faca mesmo. Para os médicos, o "galo" é bom sinal pois indica que o sangue não vazou para dentro do cérebro.
Porém os especialistas alertam que caroços muito grandes e que demoram para abaixar devem ser avaliados por um médico, pois pancadas violentas podem rachar o crânio. As informações são da Revista Mundo Estranho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário