sábado, 2 de março de 2013

Como funciona o filtro solar?


O protetor solar tem como função impedir que os raios solares UVA alcancem a derme, que é a camada mais interna da pele, e que o UVB atinja a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. 

Proteger a pele é importante desde cedo porque as alterações provocadas nesse órgão são cumulativas. Isso quer dizer que: se ao longo da vida você se expuser ao Sol sem proteção, com mais idade, as chances de ter uma pele envelhecida precocemente ou desenvolver câncer de pele serão maiores.

Os protetores contém compostos como o oxibenzeno, que absorve a luz ultravioleta, ou materiais opacos que refletem a luz, como o dióxido de titânio ou o óxido de zinco.

O índice de efetividade do produto é medido pelo FPS, que é o Fator de Proteção Solar. O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Mas a regra para escolher o seu é simples: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS.

Vale lembrar que o Sol é um ótimo aliado do nosso corpo e estimula a formação de vitamina D, que é responsável pela fixação de cálcio nos ossos. Porém, é preciso ficar de olho nos horários. De dez da manhã às dezesseis horas, a intensidade da radiação solar é grande, sendo que ao meio-dia é a máxima. Portanto, fuja da exposição solar nestas horas e use sempre protetor ou bloqueador solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário