segunda-feira, 29 de abril de 2013

Por que temos dor de cabeça?


As dores de cabeça podem ser divididas em três tipos principais: A enxaqueca representa cerca de 60% dos casos e é criada por substâncias químicas produzidas pelo próprio cérebro. Os outros 40% dos casos são predominantemente causados pela cefaléia cervicogênica e pela tensional

A cervicogêica é provocada pela compressão dos nervos occipitais, que ficam na parte de trás da cabeça. A dor que surge por ressaca de uma bebedeira, por cansaço ou por qualquer outro motivo cotidiano é encaixada nesta categoria.

No caso da enxaqueca, o cérebro produz noradrenalina, substância que transmite impulsos elétricos entre as células. Depois de várias reações, a noradrenalina libera outras duas substâncias (P e CGRP) que inflamam as artérias do crânio.

Na cefaléia cervicogênica, uma pequena lesão na coluna cervical faz o músculo trapézio pressionar os nervos occipitais. A dor começa no pescoço e pode passar para toda a cabeça. Já a cefáleia tensional é provocado por alguma tensão ou preocupação. Ela é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, das costas e do couro cabeludo, devido a diversos fatores como má postura, estresse, ansiedade ou uma noite mal dormida, por exemplo. Informações da revista SuperInteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário