sexta-feira, 26 de abril de 2013

Como surgiram os supermercados?

Os primeiros supermercados apareceram há mais de 70 anos nos Estados Unidos. O dono do título de primeiro estabelecimento deste tipo é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. 

A estratégia do empresário era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas. E tinha um detalhe muito importante: os preços eram bem mais baixos que nos antigos armazéns, onde os funcionários entregavam a mercadoria nas mãos dos clientes.

Em apenas seis anos, Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York. A política barateira das grandes lojas se espalhou pelo resto do mundo. Nos anos 50, os supermercados chegaram à Europa e ao Brasil. 

Por aqui, o primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São Paulo. Já os hipermercados, irmãos crescidos dos supermercados, chegaram nos anos 80. A diferença entre o Hiper e o Super é  seguinte. O supermercado comercializa cerca de 8 mil itens, enquanto o hipermercado oferece de 20 mil a 50 mil itens. As informações são da revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário