Sabendo que o exército de seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener, dono de uma empresa de equipamentos cirúrgicos na cidade suíça de Ibach Schwyz, inventou o Canivete para Oficiais, que viria a ser o primeiro canivete suíço. Isto em 1897.
Leve, fácil de transportar e resistente, a peça tinha lâminas dos dois lados do cabo, uma inovação para a época, e seus funções: uma lâmina grande e uma pequena, punção, abridor de latas, chave de fendas e saca-rolhas.
Para ampliar o negócio e atrair usuários mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelo com ferramentas: abridor de latas, chave de fenda, punção e saca-rolhas, serrotinho, alicate, abridor de garrafas unido a chave de fenda, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola.
O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a empresa tem 100 diferentes combinações. Existem modelos com alicate, gancho de pesca, lente de aumento, bússola, pen-drive, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário