1. Arremesso de disco e dardo com as duas mãos: Em Estocolmo 1912, o arremesso de disco e de dardo eram disputados em duas versões diferentes, com uma ou duas mãos.A Primeira Guerra Mundial cancelou os jogos de 1916 e assim as modalidades só fizeram parte do programa olímpico em Estocolmo 1912.
3. Rúgbi: Tradicional em países anglo-saxões como Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, o rúgbi apareceu nos Jogos Olímpicos de 1900, 1908, 1920 e 1924. Suas aparições irregulares não impediram o esporte de ser um dos mais populares dos jogos, fato que, paradoxalmente, o fez sair da Olimpíada até hoje: o sucesso trouxe a profissionalização da modalidade, o que era proibido pelo COI na época, que aceitava somente atletas amadores.
4. Críquete: Não vem da Grécia, mas da Inglaterra, e nunca foi das modalidades mais populares. Nem mesmo em 1900, quando o COI contrariou sua própria tática e colocou o esporte na programação de Paris. Tanto é que houve somente dois participantes: Grã-Bretanha e França, com vitória para o primeiro.
5. Cabo-de-guerra: De 1900 a 1920, essa brincadeira de criança valeu medalha de ouro, quando era considerada uma modalidade do atletismo. Destaque para Londres 1908, quando as polícias de Londres e Liverpool subiram no ponto mais alto do pódio.
7. Doze Horas de Ciclismo: Essa maratona de ciclismo foi disputada uma única vez, em Atenas (1896). Apenas 7 atletas largaram e o pior, apenas 2 conseguiram finalizar a prova. O baixo rendimento levou o COI a excluir a prova de jogos futuros.
8. Pólo: Mais antigo esporte de hipismo, teve origem nas planícies da Ásia, na antiga Pérsia, na China e na Índia. A modalidade fez parte dos Jogos de 1900 (Paris), 1908 (Londres), 1920 (Antuérpia), 1924 (Paris) e 1936 (Berlim). Durante esse período, Grã-Bretanha e Argentina dividiram a hegemonia. O motivo para sua saída dos Jogos foi o alto custo de transporte e os cuidados necessários com os animais.
9. Golfe: Apareceu em somente duas edições dos jogos: Paris (1900) e Saint Louis (1904). O baixo apelo popular foi fundamental para sua passagem efêmera pelos Jogos Olímpicos, apesar de a federação mundial tentar trazê-lo de volta algumas vezes.
10. Arremesso de pedra de 6,4 quilos: Pode parecer estranho, mas o que hoje é vandalismo já foi esporte, com presença na Olimpíada de Saint Louis, em 1904. Não há registros de quantos competidores participaram, nem de quem foi o campeão. Sabe-se apenas que as pedras tinham de pesar exatos 6,4 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário