Tenho recebido muitas perguntas em relação ao hatchs pequenos, principalmente em relação a consumo. Por este motivo resolvi montar um comparativo entre os principais hatchs pequenos no mercado para ajuda-los na escolha do 1.0.
Pesquisando em sites e revistas especializadas, montei este comparativo com os Prós e contras de cada veículo. O ranking ficou distribuído da seguinte maneira.
Em primeiro lugar o VW Gol 1.0. Lançado em setembro do ano passado, o Gol foi totalmente modificado para atender ao público que procurava um carro que tivesse o conforto de um Pálio e durabilidade e Robustez de um VW gol. Todo o projeto foi baseado em melhorar o conforto ao rodas, o acabamento da peças e a montagem com a qualidade de um Polo. A VW conseguiu o que queria: um carro mais equilibrado e confortável com baixo nível de ruído que conseguiu bater até o pálio. Novo motor com maior potência e câmbio que dispensa apresentações: preciso. O acabamento interno evoluiu muito trazendo uma cabine mais acertada e o novo painel no estilo Polo. Ele vence este comparativo pelo projeto moderno, ótima relação motor e câmbio e prazer em dirigir.
Em segundo lugar está o Ford Fiesta. O Fiesta ganhou um face-lift em 2007, trazendo um visual mais moderno externamente e internamente, aposentou os marcadores digitais no painel, deixando com melhor visibilidade e mais bonito. O ponto forte deste carro é o acabamento interno. Portas, painéis e estofados de boa qualidade. A suspensão é referencia no mercado, firme sem ser dura. O motor não é tão forte, mas bom para 1.0.
Em terceiro lugar o FOX. Com um projeto totalmente novo quando foi lançado, o Fox era uma alternativa para quem queria um carro mais moderno e bem acabado do que o Gol. O espaço interno do modelo é um dos melhores de todos os hatchs pequenos. Quem senta atrás nunca vai encostar os joelho no banco da frente. Também é um carro alto, com a posição de dirigir 8 centímetros mais alto que a maioria dos carros. É um carro de ótimas qualidade, essencialmente um urbano, fácil de manobrar e estacionar. A manutenção é barata, característica herdada de seu irmão, o Gol. Ficou em terceiro lugar pois já está na hora de ser atualizado, principalmente o painel que recebe muitas críticas de seus donos. O acabamento também precisa melhorar, painel e portas tem plástico muito duro que risca com facilidade. A maior qualidade do modelo é o motor e câmbio que se afinam perfeitamente e o baixo custo de manutenção.
Em quarto lugar o Pálio fire. Amigos, vocês devem estar se perguntando, porque o Pálio fire e não o Pálio ELX no comparativo ? Simples, o Pálio fire corresponde a mais de 70% das vendas do modelo, assim ele deve ser comparado ao outros e não o ELX. Apesar de trazer o visual externo da 3a geração e o interno da segunda, é um carro que ainda agrada muito aos seus compradores. Um carro robusto, bem acabado e de boa suspenção. Ganhou este ano a versão economy, deixando o modelo 5% mais econômico e 15% mais potente. O modelo estava perdendo espaço para seu irmão, o Mille economy, justamente por anteriormente estar com um motor menos potente e moderno. Ficou em quarto lugar pelo projeto antigo e por não ter itens de série tão bons e modernos quanto seus concorrentes.
Em quinto lugar o Ford KA. Totalmente remodelado em 2008, a Ford lançou o novo Ka pensando em uma família pequena, nos jovens e como segundo carro da família. Ganhou o motor flex.. O motor tem desempenho razoável, o cambio é bem acertado, a carroceria moderna e menos polêmica que da versão anterior. Recebeu o quinto lugar por ser um carro muito pequeno, porta malas para duas malas e não ter a versão quatro portas.
Em sexto lugar Celta. O celta tem um bom motor, flex, ágil e econômico. A carroceria já parece antiga perto de um KA. Tem um ótimo painel de instrumentos, bem completo, com conta-giros, marcador de temperatura e etc... mas, em compensação o acabamento é o pior de todos os carros aqui comparados. Os materiais são de péssima qualidade e quebram na mão se não forem manuseados com cuidado. Por causa destes materiais de baixa qualidade, ele também, com o tempo, passa ter ruídos que incomodam muito.
Números do comparativo:
GOL 1.0 4p | FIESTA 1.0 4P | FOX 1.0 4P | PALIO FIRE 4P | KA 1.0 2P | CELTA 1.0 4P | |
Preço (básico em R$) | 25,334 | 26,800 | 30,500 | 25,280 | 23,400 | 24,232 |
Consumo cidade (A/G) | 6.9 / 9.1 | 7.6 / 9.88 | 6.8 / 8.8 | 7.9/11 | 7.4/9.6 | 8/10.4 |
Consumo estrada (A/G) | 9.7 / 12.6 | 9.8 / 12.7 | 10.7 / 13.8 | 11 / 14 | 10.6/13.1 | 11.6/14 |
Tanque | 55 | 54 | 50 | 48 | 45 | 47.8 |
Velocidade máxima | 164 | 151 | 168 | 162 | 160 | 160 |
0-100 km/h | 16.9 | 17.3 | 15.3 s | 15.5 s | 16.7 s | 14.9 s |
Potência (A/G) | 72 / 76 | 71 / 73 | 72 / 73 | 75 / 73 | 72.7 / 69.3 | 70 / 70 |
Cilindrada | 999 | 999 | 999 | 999 | 999 | 999 |
Porta malas | 285 | 305 | 260 | 290 | 263 | 260 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário