A Volks deve lançar no Brasil em 2013 o UP! Este carrinho deve ser o grande próximo sucesso da marca, principalmente como segundo carro da família e também o ideal para quem roda mais na cidade. A família completa do carrinho que tem a missão de conquistar os compradores do segmento de entrada em todos os mercados mundiais, terá a versão de quatro portas, um elétrico, o e-Up!, Cross Up! e GT, que vão estar disponíveis na Europa entre 2012 e 2013. O espaço de cabine e porta-malas, considerando que são apenas 3,54 metros de automóvel (ele é 30 cm menor que um Gol), e a forma como o carro anda, surpreende quem já viu e testou.
A estreia do quatro portas a partir de abril na Europa é ainda mais interessante para os brasileiros, já que esse é o carro que deve ser produzido no Brasil em 2013, com o objetivo de ser mais barato que o atual Gol G5 - na Alemanha, custará 10 800 euros (24 700 reais). O tamanho é o mesmo do duas portas, assim como o espaço, especialmente o traseiro, onde meu 1,80 metro de altura coube sem encostar a cabeça no teto ou os joelhos nas costas do banco dianteiro. A visibilidade de quem se senta atrás é favorecida pela linha de cintura plana nessa carroceria - no duas portas, ela sobe ligeiramente para lhe dar um design mais dinâmico. Mas é pena que os vidros traseiros não desçam, pois não caberiam na pequena porta - só há uma janela basculante, como nos Fusca mais antigos.
O porta-malas tem bons 251 litros, que pode subir para 951 se deitarmos o banco traseiro. Aí, o encosto deixa um degrau, em vez de um assoalho plano.
Se os princípios técnicos do chassi são os mesmos adotados em outros VW, no motor o Up! abre um novo capítulo. Além do novo três-cilindros 1.0 (com variações de 60 e de 75 cv), a gama terá uma versão a gás natural, um turbo e até um movido a eletricidade. O e-Up! é servido por um motor elétrico de 82 cv e 21,4 mkgf, com autonomia de 150 km quando o desenvolvimento estiver terminado, já que andamos num protótipo. A recarga demora 5h30 numa tomada doméstica ou meia hora numa de alta voltagem. Apesar de o e-Up! ser 250 kg mais pesado, ao pisarmos forte no acelerador a resposta é rápida, perdendo depois parte da vivacidade, até chegar à máxima de 130 km/h - seu 0 a 100 km/h é de 13,8 segundos. O conjunto de baterias, construído pela VW, fica sob os assentos dianteiros e traseiros, mais alto atrás que à frente, mas com o mérito de não interferir no espaço.
A transmissão é de uma marcha (além da ré), mas o seletor permite engatar modos de recuperação de energia por meio dos freios, para melhorar a autonomia. Há ainda um botão EV no painel (a VW não permitiu que fotografássemos o interior desse carro), que limita a velocidade a 100 km/h e reduz a eficácia do ar-condicionado, tudo para a carga durar mais. Preço dessa versão? A empresa não revela valores, mas estima- se algo abaixo dos 20 000 euros (45 800 reais).
A VW está finalizando também o desenvolvimento de uma versão apimentada. O Up! GT definitivo, que chegará ao mercado europeu no fim de 2012, tem entradas de ar dianteiras alargadas, grade inferior ao estilo colmeia e pneus mais largos (195/40 R17). O para-choque dianteiro ficou 1,5 cm mais largo, para abrigar o radiador, que tem o dobro do tamanho, enquanto o traseiro ganhou um diffusor com dois escapes, além de aerofólio no teto.
No interior há revestimentos Alcantara em bancos, teto e colunas, pelo menos nesse protótipo. Foi foi sem dúvida a experiência de pilotagem mais empolgante, já que seus 960 kg (21 a mais que o três portas básico) disparam com vigor logo a partir das 1 800 rpm e só se acalmam acima de 6 000 rpm, animados pelo turbo e pela injeção direta, que geram 110 cv e 17,8 mkgf, embalados por um câmbio manual de seis marchas. Com isso, ele crava os 100 km/h em 8,5 segundos e atinge 195 km/h. Elogios também para o excelente equilíbrio do chassi, que ficou 5 cm mais perto do solo e adotou uma barra estabilizadora dianteira mais grossa e molas e amortecedores mais firmes. São elementos que ajudam a reforçar a identidade de uma família que nasceu no mesmo berço, mas que reúne membros tão distintos.
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